Você é o visitante de número:

Quem sou eu

Minha foto
Silvio Kanner, Técnico Agrícola pela Escola Agrotécnica Federal de Castanhal, Engenheiro Agrônomo pela saudosa FCAP e Mestre em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável - Núcleo de Estudos de Agricultura Familiar NEAF UFPA. Profissionalmente atua a 9 anos no Banco da Amazônia na área de crédito rural.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Resolução CMN 3.868 - PRONAF


 

Saiu a Resolução CMN BACEN 3.868 com as alterações no PRONAF.


 

No dia 17 de Junho foi publicada a Resolução CMN BACEN 3.868, que trás as alterações nas Normas do PRONAF para o Plano Safra 2010/2011. Não há muitas novidades, mas já adiantamos algumas:


 

  1. O Mais Alimentos veio mesmo para ficar, a nova linha do Mais não terá mais vigência determinada, esse item da linha foi suprimido;
  2. O Custeio e Investimento do grupo AF agora terá 3 faixas de juros (1%, 2% e 4% no Investimento e 1,5%, 3% e 4,5% no custeio) com isso a taxa máxima de Juros do PRONAF sai de 5% para 4,5%;
  3. O PRONAF Floresta vai para 20 mil (SAF com FNO) e 10 mil nos demais casos;
  4. O PRONAF Jovem terá seu limite elevado para 10 mil, hoje é 7 mil;
  5. Há uma inovação conceitual importante nas finalidades do Microcrédito do Grupo B relativa à noção de rural e urbano que discutiremos melhor em outra postagem;
  6. No Mais Alimentos tem mais mudanças – o limite vai para 130 mil, o coletivo para 500 mil, mas o saldo do Mais Alimentos será considerado no AF Investimento e no Eco.


 

Por enquanto é isso...

2 comentários:

  1. boa noite silvio. anteontem tive a oportunidade de conhecer o blog. muito interessante. acabou nos dando um apoio na pós-graduação. a propósito, somos extensionista da emater (tomé-açu) e tive a oportunidade de participar de um curso de crédito rural proferido por sua pessoa em outubro de 2010 em castanhal.
    estamos adicionando o blog aos nossos favoritos.
    pergunto: poderemos "encher" o blogueiro de perguntas acerca de crédito, pronaf, etc?

    att.

    marcos mamoré

    ResponderExcluir
  2. Será que você não teria a resolução onde se dispensa a presentação de CCIR para Pronaf, pois estamos aqui no Bioma amazonico e o Banco do Brasil, não quer liberar meu financiamento só por que não tenho CCIR, mas a minha terra ainda não titulada e eles estão exigindo a apresentação do CCIR, pois segundo segundo uma nova resolução diz não poder aceitar projetos de pronaf sem CCIR.


    Gostaria de ajuda nesta questão


    att




    anderson Mato Grosso

    ResponderExcluir